O “Rio do Lado de Cá”: Circulação dos Desfiles de Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro Que Tem a Amazônia Como Enredo nos Jornais “o Liberal” e “Diário do Pará” (1997-2013)

Autores

  • Lucas Stefano da Costa Amorim

Palavras-chave:

Amazônia, Escolas de samba, jornais

Resumo

O presente artigo problematiza a circulação dos desfiles de escolas de samba do grupo especial do Rio de Janeiro que têm a Amazônia como enredo nos dois jornais de maior tiragem do estado do Pará no recorte proposto. Tendo por base teóricaa Nova História cultural, a metodologia perpassou pela ida a campo, coleta das fontes periódicas jornalísticas em padrão quinzenal e questionamento destas visando responder à problemática. O artigo em questão, além de apresentar os resultados da pesquisa, reafirma a pertinência do uso de fontes periódicas jornalísticas no ofício do historiador, bem como faz um preâmbulo necessário para compreendermos o que estava sendo debatido sobre a Amazôniano referido recorte temporal. Além dos fatores anteriormente elencados,as transformaçõesocorridas no seio das agremiações carnavalescas abordadas, bem como a orientação política dos mantenedores dos periódicos “O Liberal” e “Diário do Pará” nos permitiram ver que a função dos jornais foi muito além de noticiar, mas também criar um discurso favorável às escolas de samba que homenagearam a Amazônia, sobretudo quando se referiam ao estado do Pará.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2020-11-04

Como Citar

da Costa Amorim, L. S. . (2020). O “Rio do Lado de Cá”: Circulação dos Desfiles de Escolas de Samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro Que Tem a Amazônia Como Enredo nos Jornais “o Liberal” e “Diário do Pará” (1997-2013) . Revista Historiador, (10). Recuperado de https://revistahistoriador.com.br/index.php/principal/article/view/199