A Construção Histórica do Patrimônio Cultural

Autores

  • Márcio Rogério Olivato Pozzer

Palavras-chave:

patrimônio cultural, patrimônio histórico, cultura

Resumo

A “invenção” do patrimônio histórico / cultural, que pode assumir diversas facetas, tais como os monumentos históricos, os ícones urbanos e mesmo as tradições populares, busca estabelecer, em certa medida, um vínculo entre o mundo do passado e o que está por vir. Assim, como qualquer prática deliberada, ou mesmo as não deliberadas ou “inconscientes”, a prática do patrimônio cultural, seja por intermédio das ações públicas ou privadas, faz recortes. Não são todas as práticas sociais e suas representações materiais que são preservadas, assim como nem tudo o que é “preservado” representa o passado ao qual se quer remeter. Ou seja, a própria prática de preservação patrimonialjá simboliza um ato cultural, construído historicamente e delimitado no tempo e espaço: de certa forma “inventado”. Nesse sentido, as políticas de preservação e produção de patrimônio coletivo repousa no reconhecimento do direito ao passado e ao legado cultural enquanto dimensão básica da cidadania. A existência de memórias coletivas, mesmo heterogêneas, é uma forte referência de grupo, mesmo quando aquele grupo mantém um fraco nexo com a história instituída. E aí está o maior desafio: fazer com que experiências silenciadas, suprimidas ou privatizadas da população reencontrem-se com a dimensão histórica.

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

Olivato Pozzer, M. R. . (2020). A Construção Histórica do Patrimônio Cultural. Revista Historiador, (10). Recuperado de https://revistahistoriador.com.br/index.php/principal/article/view/200