O Ideário do Estudante Getúlio Vargas: Uma Análise de Seus Escritos nos Tempos de Acadêmico da Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre (1903–1907)

Autores

  • Rafael Augustus Sêga

Palavras-chave:

Castilhismo-borgismo, Getúlio Vargas, Partido Republicano Rio-Grandense

Resumo

O presente artigo busca analisar excertos de discursos políticos proferidos, artigos publicados em mídia impressa e de provas escritas pelo jovem acadêmico Getúlio Vargas nos seus tempos nos bancos da Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre, entre 1903 e 1907. Na administração do Estado do Rio Grande do Sul nesse período predominava o Partido Republicano Rio-Grandense (PRR), uma corrente política fortemente influenciada pelos ensinamentos de Augusto Comte, o “castilhismo-borgismo”. Contudo, se politicamente Getúlio se identificava com os positivistas gaúchos, intelectualmente, seus autores prediletos eram Emanuel Kant, Conde de Saint-Simon, Herbert Spencer, Charles Baudelaire, Thomas Carlyle, Charles Darwin, Friedrich Wilhelm Nietzsche, Émile Zola, Euclides da Cunha, Raul Pompéia, entre outros. Nossa hipótese central de interpretação do material empírico é de que essa formação fez com que Getúlio adquirisse posteriormente um posicionamento crítico em relação à doutrina oficial do Estado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-03-01

Como Citar

Augustus Sêga, R. . (2021). O Ideário do Estudante Getúlio Vargas: Uma Análise de Seus Escritos nos Tempos de Acadêmico da Faculdade Livre de Direito de Porto Alegre (1903–1907). Revista Historiador, (13). Recuperado de https://revistahistoriador.com.br/index.php/principal/article/view/226