A preservação da memória coletiva egípcia no Principado: A representação de Osíris nos rituais funerários

Autores

  • Jéssica Ladeira Santana Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • Ayla Fernanda de Oliveira Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10573128

Palavras-chave:

Egito Romano, Osíris, rituais funerários

Resumo

Nesse artigo temos por objetivo fazer nossas primeiras considerações sobre a representação do deus Osíris nos rituais funerários egípcios, no período do Principado. Levando em consideração o contexto da dominação romana a partir de 30 a.C, o culto ao deus Osíris e as modificações que o contato com os romanos trouxe aos rituais funerários. Como fonte utilizamos as mortalhas, retratos e máscaras funerárias do catálogo Ancient Faces Mummy Portraits from Roman Egypt.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jéssica Ladeira Santana, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestranda do Programa de Pós-graduação em História da Universidade Federal do Espírito Santo, bolsista FAPES, membro do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano – seção Espírito Santo (LEIR/ES).

Ayla Fernanda de Oliveira, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em História (PPGHis) na área de História Antiga. É membro do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano do Espírito Santo (LEIR/ES), bolsista CAPES.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Como Citar

Ladeira Santana, J., & de Oliveira, A. F. (2022). A preservação da memória coletiva egípcia no Principado: A representação de Osíris nos rituais funerários. Revista Historiador, (15), 82-96. https://doi.org/10.5281/zenodo.10573128