Comer, beber e divertir: alimentação, esportes e entretenimento no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX

Autores

  • Cleber Eduardo Karls Universidade Veiga de Almeida - UVA
  • Thaina Schwan Karls Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10547596

Palavras-chave:

alimentação; esporte; diversão

Resumo

O século XIX, especialmente a sua segunda metade, é o palco de uma série de modificações de diversas ordens na cidade do Rio de Janeiro. As ideias de modernidade em voga à época, associadas a um novo contexto social e econômico, contribuíram para a ampliação do mercado de entretenimento, onde as práticas esportivas, restaurantes e confeitarias estavam inseridos e se relacionando. Esse artigo busca discutir como o desenvolvimento esportivo, dos divertimentos e dos espaços de alimentação estão relacionados entre si e com o processo de modernização da cidade do Rio de Janeiro na última metade do período oitocentista. Para essa análise, utilizamos como fontes os periódicos publicados na cidade no período em tela. É possível perceber que, mesmo possuindo atributos distintos, esportes e locais públicos de alimentação são peças integrantes de uma mesma conjuntura de modernização e divertimento e se relacionam, tanto no que se refere a associação a um crescente mercado de entretenimento, quanto nas suas atividades principais que acabam se diluindo e se sobrepondo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Thaina Schwan Karls, Universidade Federal do Rio de Janeiro - UFRJ

Doutora em História Comparada - UFRJ. Professora Adjunta do Curso de Gastronomia e do Programa de Pós-Graduação em História Comparada – PPGHC da Universidade Federal do Rio de Janeiro – UFRJ. Coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Históricos da Alimentação e Gastronomia no Brasil e do Projeto de Extensão Saberes, Sabores e Práticas Gastronômicas da Culinária Brasileira.

Downloads

Publicado

2023-12-31

Como Citar

Karls, C. E., & Karls, T. S. (2023). Comer, beber e divertir: alimentação, esportes e entretenimento no Rio de Janeiro da segunda metade do século XIX. Revista Historiador, (16), 8-22. https://doi.org/10.5281/zenodo.10547596