Práticas Discursivas de Um “estrangeiro” na Educação: Problematizando os Discursos de Gustavo Ioschpe Veiculados na Revista Veja e no Jornal Zero Hora

Autores

  • Fabio Ricardo Bastos Gomes

Palavras-chave:

Crise na educação, Práticas discursivas, Formação de professores

Resumo

A partir dos Estudos Culturais em Educação e dos Estudos desenvolvidos por Michel
Foucault, este trabalho objetiva problematizar o espaço concedido aos profissionais das
mais diversas áreas do conhecimento para que explicitem suas opiniões a respeito da
educação em nosso país e prescrevam possíveis soluções para a resolução dos supostos
problemas enfrentados pelos professores e instituições educacionais na
contemporaneidade. Para tanto, através da análise textual, define como foco de
investigação as práticas discursivas produzidas pelo economista Gustavo Ioschpe sobre a
educação brasileira presentes em suas colunas na revista Veja e no jornal Zero Hora,
veiculadas em sua versão eletrônica, como produtoras de regimes de verdades pedagógicas
que apontam como causa da dita crise do ensino à formação acadêmica dos professores. É
possível dizer que as práticas discursivas analisadas evidenciam que uma das pretensões
de tais reportagens é a do alastramento da má consciência nos professores, já que as
mesmas destacam a centralidade da figura docente na resolução dos problemas que
ocorrem no ensino em nosso país, procurando constituir regimes de verdade que, muitas
vezes, são considerados até mesmo pelos próprios profissionais da educação.

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Publicado

2020-07-22

Como Citar

Bastos Gomes, F. R. . (2020). Práticas Discursivas de Um “estrangeiro” na Educação: Problematizando os Discursos de Gustavo Ioschpe Veiculados na Revista Veja e no Jornal Zero Hora. Revista Historiador, (2). Recuperado de https://revistahistoriador.com.br/index.php/principal/article/view/60