A Afetividade e Ludicidade nos Estudos Étnico-raciais nas Escolas Municipais de Beberibe-ce: Uma Desconstrução do Preconceito Racial

Autores

  • Rayssa da Silva Moura
  • Flávio Melo de Sousa
  • Alexandre dos Santos Rocha

Palavras-chave:

Afetividade, Ludicidade, Escola, Aprendizagem, Identidades

Resumo

Este artigo tem como objetivo discutir o preconceito étnico-racial por meio da afetividade e ludicidade no contexto educativo do teatro. Ao participarem da encenação das peças teatrais, os alunos ficam motivados a aprender, o que lhes permitem construir seus próprios conhecimentos, e, ao mesmo tempo, se identificarem com a história e cultura da população negra. As escolas municipais incentivadas pelo Projeto Beberibe Multicor desenvolvem o teatro como uma ferramenta educativa, que tem contribuído com a autoafirmação das identidades dos sujeitos e melhoria da autoestima, e, por conseguinte, da aprendizagem. Acredita-se que seja possível desconstruir por meio da afetividade e ludicidade as práticas racistas e preconceituosas nas escolas. Por fim, é necessário que tomemos consciência dessa triste realidade que vivenciam ainda os negros e afro-brasileiros nessa sociedade que exclui pela diferença.

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Publicado

2020-11-04

Como Citar

da Silva Moura, R. ., Melo de Sousa, F. ., & dos Santos Rocha, A. . (2020). A Afetividade e Ludicidade nos Estudos Étnico-raciais nas Escolas Municipais de Beberibe-ce: Uma Desconstrução do Preconceito Racial. Revista Historiador, (10). Recuperado de https://revistahistoriador.com.br/index.php/principal/article/view/188