A Afetividade e Ludicidade nos Estudos Étnico-raciais nas Escolas Municipais de Beberibe-ce: Uma Desconstrução do Preconceito Racial
Palabras clave:
Afetividade, Ludicidade, Escola, Aprendizagem, IdentidadesResumen
Este artigo tem como objetivo discutir o preconceito étnico-racial por meio da afetividade e ludicidade no contexto educativo do teatro. Ao participarem da encenação das peças teatrais, os alunos ficam motivados a aprender, o que lhes permitem construir seus próprios conhecimentos, e, ao mesmo tempo, se identificarem com a história e cultura da população negra. As escolas municipais incentivadas pelo Projeto Beberibe Multicor desenvolvem o teatro como uma ferramenta educativa, que tem contribuído com a autoafirmação das identidades dos sujeitos e melhoria da autoestima, e, por conseguinte, da aprendizagem. Acredita-se que seja possível desconstruir por meio da afetividade e ludicidade as práticas racistas e preconceituosas nas escolas. Por fim, é necessário que tomemos consciência dessa triste realidade que vivenciam ainda os negros e afro-brasileiros nessa sociedade que exclui pela diferença.