Educação Patrimonial e Ensino de História: Intersecções Em Sala de Aula
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10578585Palavras-chave:
Educação Patrimonial, Ensino de História, Sala de AulaResumo
A escola não é uma instituição engesseda, parada no tempo. É um espaço que foi sendo constituído e continua passando por diversos processos de mudança. Obviamente essas mudanças não ocorreram de maneira homogênea em todas as escolas, tendo em vista as diferentes formas de recepção e apropriação de metodologias por docentes e discentes. Nesse sentido, o(a) professor(a) também pode e deve estimular a pesquisa dos estudantes nos diferentes meios de comunicação, auxiliando-os a filtrar e selecionar informações e a construir respostas ou conceitos sobre determinados temas históricos. Dito isto, buscou-se neste trabalho refletir sobre dois temas fundamentais e que estão intimamente ligados, Educação Patrimonial e Ensino de História, porque compõem e permeiam a questão da educação na escola brasileira: a memória, a história, a diversidade e a pluralidade cultural local em tempos de globalização. Ao mesmo tempo, sugerimos práticas e formas de aplicação de metodologias de educação patrimonial para incentivar docentes e discentes a pensar criticamente sobre os sentidos da preservação e valorização do riquíssimo patrimônio cultural brasileiro.