Educação Patrimonial e Ensino de História: Intersecções Em Sala de Aula

Autores/as

  • José Luiz Xavier Filho Universidade de Pernambuco - UPE
  • Karina Moreira Ribeiro da Silva Melo Universidade de Pernambuco - UPE

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10578585

Palabras clave:

Educação Patrimonial, Ensino de História, Sala de Aula

Resumen

A escola não é uma instituição engesseda, parada no tempo. É um espaço que foi sendo constituído e continua passando por diversos processos de mudança. Obviamente essas mudanças não ocorreram de maneira homogênea em todas as escolas, tendo em vista as diferentes formas de recepção e apropriação de metodologias por docentes e discentes. Nesse sentido, o(a) professor(a) também pode e deve estimular a pesquisa dos estudantes nos diferentes meios de comunicação, auxiliando-os a filtrar e selecionar informações e a construir respostas ou conceitos sobre determinados temas históricos. Dito isto, buscou-se neste trabalho refletir sobre dois temas fundamentais e que estão intimamente ligados, Educação Patrimonial e Ensino de História, porque compõem e permeiam a questão da educação na escola brasileira: a memória, a história, a diversidade e a pluralidade cultural local em tempos de globalização. Ao mesmo tempo, sugerimos práticas e formas de aplicação de metodologias de educação patrimonial para incentivar docentes e discentes a pensar criticamente sobre os sentidos da preservação e valorização do riquíssimo patrimônio cultural brasileiro.

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Biografía del autor/a

Karina Moreira Ribeiro da Silva Melo, Universidade de Pernambuco - UPE

Professora Adjunta no curso de História da UPE Multicampi e no Mestrado Profissional em Culturas Afro-brasileiras, da Diáspora e dos Povos Indígenas/PROCADI. O presente artigo foi escrito por José Luiz para a disciplina de Patrimônio Cultural, ministrada pela professora junto ao PROCADI.

Publicado

2021-12-31

Cómo citar

Xavier Filho, J. L., & Ribeiro da Silva Melo, K. M. . (2021). Educação Patrimonial e Ensino de História: Intersecções Em Sala de Aula. Revista Historiador, (14), 121-136. https://doi.org/10.5281/zenodo.10578585