A Influência da Mídia na Desconstituição da Identidade do Professor: Uma Análise de Pressupostos e Subentendidos

Autores/as

  • Michelli Linhares de Bastos

Palabras clave:

Pressupostos e subentendidos, Mídia, Identidade do professor

Resumen

Um texto é um processo de escolhas, no qual o locutor elege determinadas construções em
detrimento de outras a fim de alcançar seus objetivos comunicativos. Essas escolhas fazem
com que o texto seja transpassado por mensagens implícitas. Pressupostos e
subentendidos são os conteúdos implícitos que podemos encontrar em textos. Os
pressupostos estão ligados ao léxico, visto que eles são percebidos por meio de palavras
que trazem consigo informações implícitas. Já os subentendidos são pragmáticos, ou seja,
cabe ao interlocutor ser perspicaz em perceber o sentido que está por trás das informações
explícitas. Esta pesquisa busca revelar de que forma a mídia tem contribuído para a
desconstrução da imagem do professor, debilitando a afirmação desse profissional como
autoridade em sua área de atuação. Para tanto, serão analisadas as informações implícitas
presentes em textos veiculados pela televisão, internet, jornais e revistas, que confirmam a
ideia proposta.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-07-27

Cómo citar

Linhares de Bastos, M. . (2020). A Influência da Mídia na Desconstituição da Identidade do Professor: Uma Análise de Pressupostos e Subentendidos. Revista Historiador, (5). Recuperado a partir de https://revistahistoriador.com.br/index.php/principal/article/view/119