O ouvido do historiador: como o blues pode nos ensinar sobre o método da leitura musicalizada

Autores/as

  • Kenny Kendy Kawaguchi Universidade Federal de Mato Grosso - UFMT

DOI:

https://doi.org/10.5281/zenodo.10552326

Palabras clave:

leitura musicalizada, história e música, História social do blues

Resumen

Este artigo aborda a questão metodológica da leitura das fontes musicais. Situa-se esta investigação no contexto da luta pelos direitos civis nos EUA durante as décadas de 1950 e 1960. Uma canção é objeto desta pesquisa, “Grinnin’ in your face”, lançada em 1965 e composta pelo cancionista de blues Son House (1902–1988). A metodologia de leitura sonora apoia-se na teoria da semiótica da canção e alia-se com o ofício do historiador. Este estudo propõe abrir o debate metodológico ao analisar o documento musical. Defende-se que a leitura musicalizada pode auxiliar a investigar códigos musicais impressos em contextos históricos específicos, por meio da análise qualitativa da entonação, dividida entre sentidos passionais, temáticos e figurativos. Portanto, interessa que a historiografia trate os documentos musicais em seu campo musical, mantendo o debate em torno da aplicação de forma acessível e didática, visando, assim, diminuir a aflição da história em se aproximar do campo dos sons e seus sentidos.

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Publicado

2023-12-31

Cómo citar

Kawaguchi, K. K. (2023). O ouvido do historiador: como o blues pode nos ensinar sobre o método da leitura musicalizada. Revista Historiador, (16), 109-134. https://doi.org/10.5281/zenodo.10552326