Venda de garapas e lojas de molhados: cotidiano, sujeitos e conflitos no comércio de bebida do Recife (1820-1830)
DOI:
https://doi.org/10.5281/zenodo.10552105Palabras clave:
Comércio; Bebida; Comerciantes; Trabalhadores.Resumen
O mercado interno era um importante setor da economia nacional na primeira metade do Século XIX, pois detinha uma significativa produção e comercialização pelo Brasil. Nesse quadro, Pernambuco se estabeleceu como eixo importante, sendo um elo crucial dessa rede comercial interna. Todavia, esta região não estava restrita às trocas de grosso trato, como movimentações envolvendo o algodão e açúcar, mas também tinha um forte comércio a retalho, como as vendas de garapas e lojas de molhados do Recife da primeira metade dos oitocentos, que além de comercializem bebidas, também se constituíam como ambientes de sociabilidades e um meio de vida para algumas pessoas. Diante disso, o presente artigo pretende analisar o comércio de bebidas alcoólicas por meio do cotidiano de trabalho, meios de negociação e formas de lazer utilizando processos judiciais e jornais oitocentistas.