A alfabetização segundo os preceitos de escolarização da imprensa periódica em Pouso Alegre, MG

Auteurs

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https://doi.org/10.5281/zenodo.14969340

Mots-clés:

alfabetização, jornais, Pouso Alegre

Résumé

Este trabalho se propôs a compreender como a alfabetização era abordada pela imprensa periódica em Pouso Alegre, Minas Gerais, ao longo do século XIX, bem como analisar quais eram os preceitos de escolarização defendidos e propostos por esses meios de comunicação. A metodologia utilizada para este trabalho consistiu na análise dos jornais: Pregoeiro Constitucional, O Pouso-Alegrense e O Mineiro, todos editados e publicados na cidade de Pouso Alegre. A análise deste material se justifica pela capacidade de tais meios de comunicação de influenciar na formação de opiniões ou na tomada de decisões de seus leitores e ouvintes. As análises possibilitaram entender que autores e nações estrangeiras influenciaram as discussões educacionais abordadas pelos jornais. Nestas exposições, os livros eram vistos como peças importantes na viabilização da escolarização e no processo de formação dos alunos e professores. Sendo a leitura apontada como um dos meios que auxiliaria no processo de formação das crianças e adultos. Deste modo, a alfabetização e escolarização foram consideradas em diversos momentos pelos jornais como fontes de regeneração social, meios para o progresso moral e civilizatório.

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Biographie de l'auteur

Daniel Aparecido da Costa, Universidade de São Paulo - USP

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo.

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Publiée

2024-12-28