O nascimento da Idade Média a partir da análise comparativa das obras: "Passagens da Antiguidade ao Feudalismo" e "Declínio e Queda do Império Romano"

Autores/as

  • Marcos Emílio Ekman Faber

Palabras clave:

Crise do Império Romano, Nascimento da Idade Média, Mão-de-obra escrava

Resumen

Neste artigo analiso o fim do Império Romano do Ocidente e a conseqüente fragmentação de poder na Europa. Minha análise ocorre a partir de três pontos principais: os motivos do declínio econômico romano; as invasões bárbaras e; a cristianização do Império, assim como o papel desempenhado pela igreja cristã no processo de reestruturação européia. Como metodologia, utilizei a análise comparativa das obras Passagens da Antiguidade ao Feudalismo de Perry Anderson e Declínio e Queda do Império Romano de Edward Gibbon. Sendo o primeiro um autor marxista e o segundo um livro clássico, escrito no séc. XVIII, de um autor iluminista que influenciou as gerações que o seguiram.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Publicado

2020-07-01

Cómo citar

Ekman Faber, M. E. (2020). O nascimento da Idade Média a partir da análise comparativa das obras: "Passagens da Antiguidade ao Feudalismo" e "Declínio e Queda do Império Romano". Revista Historiador, (1). Recuperado a partir de https://revistahistoriador.com.br/index.php/principal/article/view/36