A relação entre a visualidade e a produção dos discursos paulinos: Uma análise a partir do discurso de Paulo no Areópago ateniense

Auteurs

  • Jefferson Roberto Batista dos Santos Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

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https://doi.org/10.5281/zenodo.10573218

Mots-clés:

Visualidade, Discurso, Atenas, Areópago, Paulo de Tarso

Résumé

Todo discurso é produzido a partir e para um contexto específico, buscando sempre persuadir a audiência. Paulo de Tarso buscava por meio de seus discursos, principalmente, construir imagens do Cristo que fossem facilmente compreendidas, assimiladas e aceitas por sua audiência. Para isso, utilizava elementos sociais, culturais e religiosos gregos, romanos e judaicos. Ao produzir seus discursos, sejam os escritos, sejam os orais, Paulo tinha em mente o contexto que o envolvia e, como o contexto variava de cidade para cidade, o conteúdo específico de cada discurso sofria variações e adaptações, mantendo sempre, no entanto, um núcleo comum: o anúncio e a representação do Cristo. Como foi possível um homem jovem de origem judaica e propagador de uma nova crença surgida no contexto do judaísmo, logo monoteísta, adaptar seu discurso a um ambiente politeísta, multifacetado e multicultural como o Império Romano e o mundo helenístico? Este artigo parte da premissa de que a inserção ativa de Paulo neste mundo cultural, social e religioso, aliada à sua formação proporcionaram as ferramentas necessárias à realização de tal tarefa. Buscaremos relacionar os discursos paulinos com o seu contexto de produção, concentrando-se especificamente em questões relativas à visualidade, a partir do seu discurso no Areópago ateniense.

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Biographie de l'auteur

Jefferson Roberto Batista dos Santos, Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO

Mestrando em História Social pelo Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO, sob orientação da Profa. Dra. Claudia Beltrão da Rosa. Membro do Núcleo de Estudos e Referências da Antiguidade e do Medievo (NERO-UNIRIO).

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Publiée

2022-12-31