A Formação de Professores na Escola Normal da Província do Rio de Janeiro: o Embate Entre Profissionais da Educação e o Governo no Brasil Oitocentos

Autores/as

  • Josy Dias Anacleto

Palabras clave:

Formação de professores, Período Imperial, Escola Normal da Província do Rio de Janeiro

Resumen

O presente trabalho, baseado na análise dos Relatórios da Província do Rio de Janeiro nos anos de 1874 a 1884 e no Periódico “A Verdadeira Instrução Pública”tem o propósito de discutir a relação entre os profissionais de educação e o Governo do Império brasileiro.Este artigo pretende demonstrar como foi realizada a formação dos professores públicos, na Escola Normal do Rio de Janeiro, e a inserção dos mesmos no magistério público, bem como quais eram os ideais do Governo para a Instrução Pública e as expectativas dos professores públicos, desvelando parte das relações estabelecidas entre essas duas classes e os reflexos que causaram na sociedade Oitocentista.

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Publicado

2020-10-25

Cómo citar

Dias Anacleto, J. . (2020). A Formação de Professores na Escola Normal da Província do Rio de Janeiro: o Embate Entre Profissionais da Educação e o Governo no Brasil Oitocentos. Revista Historiador, (8). Recuperado a partir de https://revistahistoriador.com.br/index.php/principal/article/view/171