A Instrução Pública na Província do Paraná – 1854-1859: Reflexões a Partir dos Partícipes do Processo

Autores/as

  • Denize Naiara Santi
  • André Paulo Castanha

Palabras clave:

Instrução Pública, Fontes Primárias, Declarações Históricas

Resumen

A construção desse artigo tem por base algumas pesquisas desenvolvidas sobre a
documentação educacional do período imperial. Considerado que durante as pesquisas,
realizou-se leituras dos documentos encontrados e estudos sobre o período. A partir da
leitura dos documentos levantamos algumas problemáticas, optando por estudar de forma
mais efetiva as atuações dos sujeitos participantes do processo educacional. O trecho
abordado no estudo vai de 1854, considerado uma referência, pois foi o primeiro ano de
independência da província do Paraná, e o ano de 1859, considerando o tempo de atuação
de Joaquim Ignacio Silveira da Mota como inspetor geral. Com o propósito de avançarmos
no conhecimento do passado educacional, consideramos a necessidade de entender o
papel dos sujeitos participantes da construção educacional, compreendendo-os como
sujeitos históricos e sociais. Para tanto, buscamos considerar a atuação dos professores,
inspetores e presidentes, através de seus relatórios.

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Publicado

2020-10-29

Cómo citar

Naiara Santi, D. ., & Paulo Castanha, A. . (2020). A Instrução Pública na Província do Paraná – 1854-1859: Reflexões a Partir dos Partícipes do Processo. Revista Historiador, (9). Recuperado a partir de https://revistahistoriador.com.br/index.php/principal/article/view/176