Da imago ao retrato moderno: o debate sobre os usos e funções da imagem no Medievo e a definição do gênero retratístico moderno

Autores/as

  • Rivadávia Padilha Vieira Júnior

Palabras clave:

História, Imagem, Imago, Retrato Moderno

Resumen

A atual “civilização da imagem” tem uma relação muito mais profunda e complexa com o mundo imagético. Envolvidos ao longo de milênios, o social e a arte não podem ser isolados, de forma alguma, na tentativa de sua compreensão. Neste artigo se expõe algumas das idéias referentes ao efervescente debate historiográfico que, principalmente a partir do último terço do século XX, procuram entender o sentido da imagem ao longo da Idade Média, a relação desta com o homem e, consequentemente, seus usos e funções. Ao refletir sobre o estatuto da imagem no medievo nos auxiliará a compreender as permanências e rupturas que se deram ao longo da transição para a modernidade, durante a Renascença, que, consequentemente, influenciaram no surgimento do retrato moderno, esclarecendo, assim, alguns dos significados deste gênero.

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Publicado

2020-07-01

Cómo citar

Padilha Vieira Júnior, R. (2020). Da imago ao retrato moderno: o debate sobre os usos e funções da imagem no Medievo e a definição do gênero retratístico moderno. Revista Historiador, (1). Recuperado a partir de https://revistahistoriador.com.br/index.php/principal/article/view/31