Da imago ao retrato moderno: o debate sobre os usos e funções da imagem no Medievo e a definição do gênero retratístico moderno

Auteurs

  • Rivadávia Padilha Vieira Júnior

Mots-clés:

História, Imagem, Imago, Retrato Moderno

Résumé

A atual “civilização da imagem” tem uma relação muito mais profunda e complexa com o mundo imagético. Envolvidos ao longo de milênios, o social e a arte não podem ser isolados, de forma alguma, na tentativa de sua compreensão. Neste artigo se expõe algumas das idéias referentes ao efervescente debate historiográfico que, principalmente a partir do último terço do século XX, procuram entender o sentido da imagem ao longo da Idade Média, a relação desta com o homem e, consequentemente, seus usos e funções. Ao refletir sobre o estatuto da imagem no medievo nos auxiliará a compreender as permanências e rupturas que se deram ao longo da transição para a modernidade, durante a Renascença, que, consequentemente, influenciaram no surgimento do retrato moderno, esclarecendo, assim, alguns dos significados deste gênero.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2020-07-01